Patente do cinto de segurança de três pontos comemora 55 Anos

Ao longo dos 90 anos que a Volvo cumpre em 2017, o seu posicionamento ou ordem de valores nunca mudou. A filosofia dos seus fundadores mantém o foco nas pessoas, tornando as suas vidas mais fáceis nas quais seja possível beneficiar das vantagens da mobilidade de uma forma segura.

A marca tem sido responsável por dezenas de inovações que mudaram o mundo automóvel e a vida das pessoas, como o cinto de segurança de três pontos, que comemora 55 anos. Foi em Julho de 1962 que o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo design do seu cinto de segurança de três pontos.

A aprovação desta patente surgiu precisamente três anos após a sua introdução Em 1959, a Volvo tinha-se tornado no primeiro construtor do mundo a colocar, de série, o cinto de segurança de três pontos nos seus automóveis (Amazon e PV544). O design desta inovação tinha tanto de simples como de eficiente. A combinação de um cinto diagonal e de outro horizontal, que formavam um "V" e que estavam presos a um ponto de fixação baixo, colocado de forma lateral ao assento, capaz de assegurar que os cintos se mantinham na sua posição mesmo após um acidente. Anos mais tarde, a Volvo demonstrou todo o seu compromisso com a segurança automóvel e viria a oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis.

Em destaque